Setembro Amarelo : Mês de prevensão ao suicídiio.

No mês de setembro fazemos a campanha Setembro Amarelo que tem como principal objetivo, prevenir o suicídio.

Para contribuir, fizemos os spots abaixo e estamos distribuindo para todas as emissoras de rádio para que possam utilizá-los em sua programação.

É uma colaboração voluntário que não tem nenhum custo para que os veicula.

Estou a disposição para qualquer esclarecimento.

Você pode fazer o download e divulgar.

01 Mais de 1 000 000 pessoas morrem devido a suicídio a cada ano e o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Há indicações de que, para cada adulto que morreu por suicídio, pode ter havido mais de 20 outras tentativas. Portanto esse é um tema a ser conversado seriamente.

02 . A depressão é transtorno mental que precisa ser tratado. Sabe-se que eventos de vida estressante frequentemente acontecem antes dos primeiros sintomas da depressão porque o estrese modifica a química do cérebro. Portanto, combata o estresse em sua vida. Comece ainda hoje a cultivar atividades  saudáveis.

03 Os suicídios são precedidos por sinais ou avisos, sejam eles verbais ou comportamentais. Mas é importante entender que tipos de sinais existem e como identificá-los. Para isso devemos nos importar com as pessoas que estão ao nosso lado.  Falar sobre saúde mental não deveria ser um assunto estranho entre amigos.

04 Pessoas que morrem por suicídio geralmente estão vivendo com pensamentos contraditórios. Alguém pode agir impulsivamente cometendo suicídio mesmo tendo vontade de viver. Receber apoio emocional na hora certa pode impedir o suicídio.

05 A maioria dos suicidas fala ou dá sinais sobre suas ideias de morte. Boa parte dos suicidas expressou, em dias ou semanas anteriores, seu desejo de se matar. Quando falam, estão procurando ajuda e apoio. Geralmente essas pessoas estão experimentando, ansiedade, depressão e desesperança e podem acreditar que não há outra opção.

06 Uma estratégia eficaz para prevenir suicídios e tentativas de suicídios é restringir o acesso aos meios mais comuns que são utilizadas para a realização de suicídios, incluindo pesticidas, armas de fogo, cordas e certos medicamentos. Uma atitude que todos podemos tomar é não divulgar imagens e vídeos que são processadas em grupos de mensagens.